quinta-feira, julho 28, 2011

Thunderbird 5 Lento e Alto Uso da CPU: Resolvido

Finalmente uma atualização para o Thunderbird, ainda meu cliente de e-mail preferido e o mais flexível, após todos estes anos. Porém, desde que o instalei notei que ele estava muito lento e com alto uso do processador, sempre em torno de 50% ou mais!

Inicialmente achava que era algo com a conexão ao servidor na rede VPN, já que estava conectado remotamente e a caixa de entrada está com mais de 4000 mensagens (eu sei, eu sei... mas estão todas organizadas com tags). Porém, quando conectei diretamente no servidor o problema persistia, então vi que a causa era o próprio Thunderbird 5.

Uma pesquisada rápida, e descobri que muitas pessoas reclamavam do mesmo problema, que é na maioria das vezes causada pela aceleração de hardware de vídeo, que pode causar o problema dependendo de sua placa de vídeo. A outra causa é a extensão Lightning, que não funciona direito com a nova versão.

Vamos logo à solução:

(1) Desabilitando a aceleração de vídeo

Uma (ou duas) configurações devem ser alteradas no Editor de Configurações:

  •  gf.direct2d.disabled
  •  layers.acceleration.disabled
Estas duas opções desabilitam a aceleração de vídeo, e devem ser marcadas como verdadeiro (true) para que tenham efeito. Em muitos casos, basta marcar a primeira opção como verdadeiro. Se não resolver, marque também a segunda opção como verdadeiro.

Como alterar as configurações
Estas são alteradas através do Editor de Configurações. Abra-o a partir das opções em Avançado / Geral, conforme a figura abaixo:




Na primeira linha, digite o nome da configuração a alterar. Quando encontrá-la, clique nela duas vezes para alternar a configuração. Deixe marcada como true (verdadeiro: sim, desabilitar a aceleração).


E o mesmo para a segunda configuração (se alternar a primeira não resolver no seu caso):




Lembre de re-iniciar o Thunderbird!

(2) Desabilitando o Lightning
Esta é mais simples: entre no gerenciador de extensões e desabilite o Lighnint. Re-inicie o Thunderbird.


Observações
  • Lembre de re-iniciar o Thunderbird após alterar uma configuração ou desabilitar o Lightning
  • Se persistir o problema, entre no modo de segurança, sem nenhuma extensão habilitada, e veja se volta a funcionar. Se funcionar, então há alguma extensão causando o problema e você terá que desabilitar uma a uma até descobrir qual está causando o problema. Para entrar no modo de segurança, execute o Thunderbird com a linha de comando thunderbird.exe -safe-mode
  • Estas configurações de aceleração de vídeo também existem no Firefox
  • O meu  Thunderbird 5 do computador portátil (lap-top) ficou bom após alterar as duas configurações e desabilitar o Lightning
Espero que isto ajude alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com