Inicialmente achava que era algo com a conexão ao servidor na rede VPN, já que estava conectado remotamente e a caixa de entrada está com mais de 4000 mensagens (eu sei, eu sei... mas estão todas organizadas com tags). Porém, quando conectei diretamente no servidor o problema persistia, então vi que a causa era o próprio Thunderbird 5.
Uma pesquisada rápida, e descobri que muitas pessoas reclamavam do mesmo problema, que é na maioria das vezes causada pela aceleração de hardware de vídeo, que pode causar o problema dependendo de sua placa de vídeo. A outra causa é a extensão Lightning, que não funciona direito com a nova versão.
Vamos logo à solução:
(1) Desabilitando a aceleração de vídeo
Uma (ou duas) configurações devem ser alteradas no Editor de Configurações:
- gf.direct2d.disabled
- layers.acceleration.disabled
Como alterar as configurações
Estas são alteradas através do Editor de Configurações. Abra-o a partir das opções em Avançado / Geral, conforme a figura abaixo:
Na primeira linha, digite o nome da configuração a alterar. Quando encontrá-la, clique nela duas vezes para alternar a configuração. Deixe marcada como true (verdadeiro: sim, desabilitar a aceleração).
E o mesmo para a segunda configuração (se alternar a primeira não resolver no seu caso):
Lembre de re-iniciar o Thunderbird!
(2) Desabilitando o Lightning
Esta é mais simples: entre no gerenciador de extensões e desabilite o Lighnint. Re-inicie o Thunderbird.
Observações
- Lembre de re-iniciar o Thunderbird após alterar uma configuração ou desabilitar o Lightning
- Se persistir o problema, entre no modo de segurança, sem nenhuma extensão habilitada, e veja se volta a funcionar. Se funcionar, então há alguma extensão causando o problema e você terá que desabilitar uma a uma até descobrir qual está causando o problema. Para entrar no modo de segurança, execute o Thunderbird com a linha de comando thunderbird.exe -safe-mode
- Estas configurações de aceleração de vídeo também existem no Firefox
- O meu Thunderbird 5 do computador portátil (lap-top) ficou bom após alterar as duas configurações e desabilitar o Lightning
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com
Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com