terça-feira, julho 26, 2011

Novas Funcionalidades do Firmware versão 1.1 do iPod Nano 6G

Duas coisas "chatas" do iPod Nano 6G eram as seguintes:
  1. Ter que ativar a tela, procurar o botão na tela e tocá-lo para pular para a próxima música. Lembrando que o iPod Nano 6G tem a maioria de seus controles na tela, e nõa há como "sentí-los" com os dedos. Isto era muito ruim quando o iPod estava no bolso, ou quanto estava correndo (ter que olhar para o iPod enquanto corria apenas para procurar um botão e avançar uma música).
  2. Não ter como desligar totalmente o iPod e, eventualmente, achar que ele estava "parado" quando na verdade ainda executava música/rádio/pedômetro, e só descobrir quando a bateria já estava no final (frustrante no meio de uma viagem).
Na versão 1.0, o iPod só desligava totalmente após 36h de inatividade. Antes disto, ele apenas "dormia", ficando em sobreaviso (stand-by), e ainda consumindo bateria.

Mas estas coisas foram resolvidas com a atualização do sistema para a versão 1.1, que traz basicamente as seguintes funcionalidades:
  1. Desligar completamente o iPod (desliga música, rádio, pedômetro, gravação, exibição de fotos, etc.: aperte o botão grande por vários segundos. Você verá na tela o iPod desligando (a rodinha girando).
  2. Re-ligar o iPod: aperte o botão grande por alguns segundos. Novamente a tela exibirá a "rodinha". Leva alguns segundos para inicializar.
  3. Colocar o iPod em espera (apenas desligar a tela): apertar brevemente o botão grande.
  4. Parar a execução de música/rádio: retirar o fone de ouvido (isto já era assim antes, mas comigo havia parado de funcionar, como mencionei em outro artigo)
  5. Avançar para a próxima música: aperte duas vezes, rapidamente, o botão grande (igual ao duplo-click no mouse). OBS: a função do duplo-aperto pode ser alterada nas configurações para ou avançar para a próxima música, ou para parar/continuar a execução da música. Particularmente eu prefiro a primeira opção, para poder avançar sem ter que tirar o iPod do bolso ou atrapalhar a corrida...
Como atualizar o sistema do seu iPod Nano 6G para a versão 1.1


É simples: conecte iPod no computador e inicie o iTunes. Provavelmente ele informará que há uma nova atualização para o sistema, e oferece para instalá-la. Caso não informe, selecione o dispositivo no iTunes, e procure a opção para buscar atualizações.

A atualização leva uns 30min, dependendo de sua conexão à Internet. Se for atualizar mais de um dispositivo iPod usando o mesmo computador e iTunes, não é feito o download novamente: o iTunes usa o sistema que já havia copiado anteriormente para o computador e a atualização é muito rápida.



Maiores informações sobre o novo sistema: clique aqui (tradução para o Português da página da Apple, feita pelo Google)


2 comentários:

  1. Boa! Mas agora ele para a musica quando carrego para desligar o ecra. Como voce faz?

    ResponderExcluir
  2. Estranho. Tenho dois iPod Nano 6G e fiz a atualização nos dois.

    Em ambos, se pressionar o botão apenas uma vez, apenas desliga o ecrã (tela) mas continua a reproduzir.

    A não ser que esteja sem fone de ouvido conectado: neste caso, inicia-se a reprodução, mas basta pressionar o botão uma vez para desligar o ecrã (tela), mas desta vez a música para de reproduzir (pois deve detectar que está sem fone conectado).

    O clique-duplo (carregar duas vezes o botão) pode ser desligado ou configurado para reproduzir/parar ou avançar para a próxima música.

    Será que não estás pressionando duas vezes o botão?

    A versão do firmware que tenho aqui é 1.1 PC.

    Qualquer coisa entre em contato.

    Abraços!

    Michael

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com