domingo, outubro 13, 2013

LinkedIn Scams: falsos convites / false invitations

Esta é bem simples mas acho interessante compartilhar. A um tempo tenho recebido vários convites de pessoas desconhecidas para conectar com elas no LinkedIn. Nada de novo, de vez em quando algum desconhecido envia um convite (que geralmente recuso, conforme o próprio LinkedIn recomenda).

Porém, observei que muitos convites que chegam pelo e-mail parecem vir do LinkedIn, mas não são: os links no convite, que deveriam levar ao LinkedIn, levam a páginas com scripts e outras armações para certamente lhe trazer algum prejuízo (como roubar senhas, implantar um cavalo de tróia em seu computador, etc.).

Em pouco tempo percebi o óbvio: enquanto os convites verdadeiros do LinkedIn contém o nome do usuário (tipo "Fulano, gostaria de me conectar..."), os falsos não contém o seu nome ("Convite para se conectar...").

E para descartar logo estas mensagens falsas, é fácil criar um filtro no seu cliente de e-mail. Algo como: remetente contém "LinkedIn" e assunto não contém "Meu Nome".


This is a simple one but worth sharing. I've been receiving these fake LinkedIn invitations in my e-mail, which contain links to sites with scripts and all the what-not to steal passwords, install Trojans, or whatever.

I soon figured out that these scams do not contain my LinkedIn name in the subject. That is, while a real LinkedIn invitation had the user's name in the subject ("Bill, please add me to..."), the fake ones do not ("I would like to add you..."). Of course they don't have your name - they're just automated scams.

So it's easy enough to create a filtering rule in your favorite e-mail client to send these scams directly to trash (something like: sender contains "LinkedIn" and subject does not contain "My Name").

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com