sábado, setembro 06, 2014

Carregador Portátil / Bateria Externa Vaas 5000mAh: Aprovado

Nada pior do que estar longe de uma tomada e ver que a carga do seu celular, iPod, iPad, câmera, ou outro dispositivo está no final. Principalmente no meio de uma longa viagem. Quem já deixou de tirar fotografias ou aproveitar a viagem para ouvir música conhece o drama.

Existem muitas baterias externas / carregadores portáteis no mercado. Minha primeira [péssima] experiência foi um um carregador que prometia carregar o celular a partir de duas pilhas AAA ("palito").

No vídeo abaixo mostro os testes que fiz com o carregador de 5000mAh da Vaas. Estou com ele a alguns meses, e já foi totalmente aprovado em viagens e outras ocasiões.

Ele carrega tranquilamente meu Samsung Galaxy S4 e um iPhone 5 juntos. O Galaxy S4 foi colocado para carregar com 11% de bateria remanescente, e levou cerca de 01:30 para chegar a quase 100%, quando conectado à saída de 2A: basicamente o mesmo tempo que usando o carregador original da Samsung.

Bacana que ele vem com 06 adaptadores para diferentes tipos de aparelhos:
  • micro USB (normal para aparelhos Android e outros dispositivos);
  • mini USB (utilizado para recarregar a bateria);
  • iPhone / iPad 30 pinos;
  • Antigos Sony Ericsson, Nokia e Samsung

OBS: apesar de não vir com adaptador lightning para iPhone 5, pode-se carregá-lo com seu cabo original. O mesmo se aplica a outros aparelhos.

A carcaça é de plástico liso, mas é relativamente robusta. Porém indico tranportá-lo dentro de uma capinha ou caixa, para protegê-lo de impactos.


Veja o vídeo abaixo, e em seguida algumas observações.




Resumo

  • Possui duas saídas, uma de 1A e outra de 2.1A. Você deve conectar seu aparelho à saída equivalente à corrente que o aparelho geralmente puxa ao ser carregado. Isto pode ser visto no carregador original do aparelho. Por exemplo:
    • Samsung Galaxy S4, iPad, tablets em geral: saída 5V, 2A : ligar na saída de 2A
    • iPhone 5: saída 5V, 1A : ligar na saída de 1A.
  • Ao usar a saída de 2A, deve-se ligar o botão de energia, para que ele forneça os 2A. Caso contrário, creio que ele só fornece 1A;
  • É possível carregar dois aparelhos simultaneamente, um em cada saída. Nos testes que fiz, uma bateria totalmente carregada carregou um iPhone 5 e um Galaxy S4. Estes estavam com a bateria bem baixa, mas não totalmente descarregados.
  • Possui três LEDs que indicam a carga remanescente. Durante seu carregamento, um dos LEDs pisca indicando que está sendo carregado, e como está o nível de carga.
  • Possui um cabo para ser recarregado, e com 6 adaptadores para carregar diversos tipos de aparelhos. Veja abaixo as dicas quanto aos cabos USB e carregamento;
  • Não vem com carregado próprio. Para carregá-lo, deve-se usar um carregador que forneça no mínimo 1A (geralmente o carregador do próprio aparelho que você quer carregar).
  • Deve se dar preferência a utilizar o cabo que vem com o carregador Vaas, ou no máximo o cabo original do seu aparelho. Veja abaixo porque.

 

Dicas importantes sobre carregamento de aparelhos via USB

Isto daria um post à parte, mas vou resumir os principais itens aqui.


O quê significa 1A e 2A?

Os carregadores e portas USB padrão fornecem 5V (tensão). Pense nos 5V como o tamanho das gotas de combustível. Seu aparelho só pode receber gotas até um certo tamanho (neste caso 5V).

Mas há aparelhos com tanques de tamanhos diferentes. Um Blackberry tem uma bateria (tanque) de menor capacidade do que a de um Galaxy S4, por exemplo.

O Blackberry pode receber estas gotas de 5V a uma certa velocidade, e seu carregador fornece a mesma tensão (gotas de 5V), a uma corrente de 1A. Pense na corrente de 1A como uma correnteza destas gotas de 5V.

Já o Galaxy S4, o iPad, e aparelhos que demandam mais energia, possuem baterias (tanques) de maior capacidade. E para que carreguem mais rapidamente, eles podem receber uma corrente maior (2A - o dobro do Blackberry), e seus carregadores fornecem 5V a 2A.
 
Ora, se tentarmos carregar um iPad ou Galaxy S4 (2A) com o carregador do Blackberry (1A), o quê acontece? Demora muito mais tempo para carregar. Afinal, eles podem receber uma corrente de 2A, mas só recebem 1A (menos gotas de 5V por vez), e o tanque demora muito mais a encher!


Então se eu ligar meu aparelho que recebe até 1A em um carregador que fornece até 2A, posso danificar meu aparelho?

Não, não danifica: o carregador fornece até 2A, mas quem puxa a corrente é o próprio aparelho.


Posso usar qualquer cabo USB-microUSB para carregar meus aparelhos?

Não, não pode! Por quê?
  • Um cabo muito longo, ou de baixa qualidade, ou de baixa bitola, não irá conseguir transmitir a corrente eficientemente. Resultado: o aparelho não carrega direito!
  • Às vezes o aparelho pode indicar que está sendo carregado, mas se a corrente recebida for muito baixa, o aparelho continua descarregando ao invés de carregar.
Logo,
  • Procure usar sempre o cabo original. No caso do carregador Vaas, use ou o próprio cabo, ou o cabo original do seu aparelho;
  • Evite cabos de procedência duvidosa (camelôs, xing-ling, etc). Principalmente para aparelhos que requerem uma corrente maior para ser carregados (2A) como iPad, Galaxy S4, S5, Tab, etc.
  • Evite usar o cabo de um aparelho em outro aparelho, pois a performance pode não ser a mesma;
  • Se precisar comprar um cabo, procure um de bitola suficiente, como este aqui 

 

E o tamanho do tanque do carregador?

O carregador Vaas 5000 possui uma bateria de 5000mAh (mili-Ampère/hora). Significa que ele armazena e fornece até 5000ma (5A) por hora.

No caso do teste que fiz com o Galaxy S4 e com o iPhone 5:
  • Capacidade da bateria do Galaxy S4: 2600mAh
  • Capacidade da bateria do iPhone 5: 1440mAh
  • Total: 4040mAH
 Logo, a bateria de 5000mAh do carregado Vaas suporta a carga total da soma das baterias do Galaxy S4 e do iPhone 5, e mais um pouco.
 
Quando for comprar um carregador portátil, pense: qual a capacidade das baterias (tamanho dos tanques) dos aparelhos que pretendo carregar? Assim você terá idéia se um carregador de 5000mAh como o Vaas é suficiente, ou se precisará de um maior.


Claro que quanto maior a capacidade da bateria, maior o seu tamanho...


Um comentário:

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com