domingo, maio 19, 2013

Catálogo de Arquivos que Funciona

Independente do sistema operacional, seja Windows, Android, iOS, ou o que for: software bom é aquele que você talvez nem lembre que exista e funciona quando você mais precisa.

E foi assim neste momento: eu procurava um arquivo de uma foto que digitalizei a anos atrás da foto original (sim, existiam máquinas fotográficas não-digitais - ainda tenho a Pentax Spotmatic).

Procurei rapidamente no HD e não achei. Então procurei para o aplicativo que utilizo atualmente para catalogar meu HD e meu NAS da Linkstation (drive de 1Tb que fica na rede), e não achei também. Então abri um aplicativo que não abria a anos, que eu usava para catalogar o conteúdo dos meus DVDs de dados, o InsideCAT. Digitei as palavras que referenciavam à foto, e lá estava: está no DVD 040511 (um DVD de Maio de 2004, ou seja, a nove anos atrás).

Achei o DVD e encontrei a foto! Nove anos depois de arquivada!

Os programas que uso para catalogar são:

  • Cathy: excelente programa para catalogar HDs, drives de rede etc. O programa pode ser executado por linha de comando, e as configurações lidas de um arquivo texto. O programa é simples e perfeito para atualizar automaticamente seu catálogo de arquivos, para encontrar facilmente um arquivo depois. A busca pode ser feita com caracteres coringa, etc.
  • InsideCAT: Este é o que eu usava para catalogar DVDs de dados. Como não gravo mais nada em DVD, só o uso em ocasiões como esta, em que precisava encontrar um arquivo em um DVD.

E, a propósito, a foto que eu procurava era esta (clique para ampliar):


Sim, é um pássaro morto, em uma prancha de surfe. Mas isto é outra história...



Um comentário:

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com