sexta-feira, maio 03, 2013

Por quê não quero nem um iPad nem um iPhone

Antes que alguém me condene pelo título, vamos para onde tudo começou: em 2012 estava viajando, e logo no início da viagem comprei um iPad para dar de presente a uma pessoa (*). E agora comprei um iPhone 5, também para dar de presente (**). E conclui que ainda prefiro o Android (***).

O hardware dos produtos da Apple é indiscutível, realmente impressionante. Realmente curto meu iPod Nano, uma maravilha da tecnologia. Mas quando chega ao uso no dia-a-dia, fico frustrado.

Vamos ver por quê.

iPad

Comprei o iPad logo no início de uma viagem de trabalho e lazer de três semanas, justamente para usá-lo durante a viagem. O objetivo era usá-lo para acessar a Internet, mapas, aplicativos de viagem (Trip Advisor, Booking), etc.

Pontos de frustração:
  • Os aplicativos são bem maiores em tamanho do que no Android
  • Muitos dos aplicativos não são tão bons como suas versões do Android (vide Trip Advisor)
  • Os aplicativos pagos são geralmente bem mais caros do que no Android
  • O aplicativo nativo de mapas é meio frustrante. No iOS 5 ainda usei o Google Maps, mas não era a mesma coisa. Com o iOS 6, o Google Maps só chegou depois de um tempo.
  • Queria passar algumas fotos do telefone Android para o iPad, para enviar tudo pelo e-mail pelo iPad: descobri que o iPad não tem conexão USB nem entrada para cartão de memória.
  • O Bluetooth do iPad só é compatível com aparelhos da Apple
  • No Google Maps eu não conseguia fazer download dos mapas e guardar no cache (coisa simples no Android, tanto no Google Maps como em aplicativos como o Locus Pro)
  • Algumas páginas de Internet não funcionavam direito no Safari.
  • Como é que "envio" um dado (imagem, texto, etc) de um aplicativo para outro no iPad? No Android é tãããããão simples...
  • A variedade de aplicativos para o iPad é muito menor do que para Android.
Pontos de alegria:
  • Hardware muito bom mesmo
  • Bateria dura bastante
  • Muito fácil de usar
  • Perfeito para os menos técnicos

iPhone (baseado no iPhone 5)

Pontos de frustração:
Apple iPhone 5

  • Cabo novo do iPhone 5: só tenho um, que só serve para ele
  • Ligar/desligar 3G / Dados: escondido lá dentro dos ajustes. Cadê os atalhos na barra de notificações e os widgets?
  • O GPS está ligado ou não? Onde liga / desliga? Mais uma vez,  cadê os atalhos na barra de notificações e os widgets?
  • Entrada para cartão de memória? Não tem.
  • Ligar no computador como drive (USB Mass Storage Device): não rola.
  • Bluetooth: ainda não testei. Será que este funciona com outros aparelhos de outras marcas?
  • Não tem ponto para prender uma alça.
  • Aplicativos são grandes, comparados aos Android
  • Aplicativos pagos são bem mais caros do que no Android.
  • Pouca variedade de aplicativos comparado com Android
  • Enviar dados (imagem, texto, etc) de um aplicativo para outro: nem sempre é possível. Falta um "compartilhar" como no Android.

Pontos de alegria:
  • Hardware muito bom mesmo
  • Câmeras de ótima qualidade
  • Bateria dura bastante
  • Muito fácil de usar
  • Perfeito para os menos técnicos
  • Caro pacas.

Android

Samsung Galaxy S3

Admito que o Android tem suas falhas, e que certas marcas tem problemas em suas versões do Android (por exemplo, algumas ROM dos Galaxy tem o problema de o WiFi não querer ligar mais), e o meu Galaxy Ace de baixo nível às vezes me frustra. Mas ainda consigo fazer bem mais no meu simples Ace que custa uma fração do iPhone 5.

Como sou uma pessoa com uma certa proficiência técnica, vivo muito bem com o Android e consigo dar um drible em eventuais problemas. Faço misérias com o Tasker, e não abro mão do root. Mas, para um usuário menos técnico, isto não é possível.


Conclusão

Ambos são muito bons, cada um com pontos positivos e negativos. O hardware da Apple é incrível, e a interação com o usuário também. Mas os mais técnicos podem se frustrar com o sistema da Apple, que dá menos liberdade porém mais facilidade para os usuários.




(*) Sou legal né? Não: Deus é que me abençoa e me dá a oportunidade de alegrar as pessoas que amo.
(**) Mais abençoado é o que dá do que o que recebe. Pura verdade.
(***) Dei um iPad e um iPhone, mas ainda estou com o meu Galaxy Ace de baixo nível. Ainda chego no Galaxy S3 um dia...

Um comentário:

  1. Não sou fanboy de nenhuma marca.. apesar de gostar muito dos serviços do Google. Ainda assim, nunca tive um android. Estou no meu segundo iphone (agora um 4s).

    Respeito sua opinião e seu relato de experiência com os produtos da Apple. Não quero defendê-la porquê tem gente demais pra isso e outra, paguei caro demais pelo aparelho, nem a pau que vou defendê-la, huauhauha.


    Alguns aspectos não posso opinar, por não ter tanta experiência com Android.
    Mas iphone sem jailbreak, realmente não é a mesma coisa. Não dá para comparar. Eu tenho no meu, sou fã dele e muda totalmente a experiência do usuário.. Inclusive resolve vários desses pontos que você disse. Fica a dica :)

    E discordo de ti em outros, como Android ter mais apps e de melhor qualidade, na minha opinião não é bem assim. Sobre os preços, realmente são mais caros :(
    Agora, falar que o hardware é melhor do que (principalmente) Samsung? Aí discordo e muito... Se você falar que a qualidade é melhor, tudo bem, mas de hardware a linha S (S3 e S4 agora) da Samsung bate feio nos da apple.

    Apenas deixando minha opinião sobre o post, abraços ;)

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com