quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Santa Ignorância (o Android é do diabo?)


Esta semana foi publicado um vídeo no YouTube (http://youtu.be/vIUMIgBk76U), onde um grupo informa que o sistema operacional Android "é do diabo", por causa da imagem do mascote do Android rodeado de zumbis que aparece quando se toca diversas vezes seguidas na versão do sistema.

O que me me faz rir é a "santa ignorância" de alguns Cristãos, mas o que me faz chorar é que esta ignorância se propaga e apenas contribui para rotular os Cristãos como "crentes ignorantes".


Então, vamos a alguns esclarecimentos:

O sistema operacional Android usa codinomes para cada uma de suas versões. É uma prática comum no desenvolvimento de software. O Windows, por exemplo, também tem seus codinomes (Memphis, Detroit, etc - nomes de cidades).

No Android, os nomes são de doces, e a cada versão o nome tem a primeira letra em ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, e Jelly Bean.

A versão mencionada no vídeo é a 2.3.*, a Gingerbread. Gingerbread é um "pão de gengibre", que se faz numa forma e se corta em figuras, tal qual minha vó fazia. A figura do boneco é mais conhecida, por causa da história infantil famosa, "Gingerbread Man" - o tal boneco. Eu tinha este livro.


O easter egg da versão 2.3, Gingerbread, por Jack Larson
Um pão/biscoito de gengibre igual ao da vovó.

Cada versão do Android possui um desenho, de acordo com a versão, e feita por um artista diferente. Esta em específico foi feita pelo artista Jack Larson, conhecido por fazer pinturas de zumbis. Ora, como ele foi convidado a fazer a imagem para esta versão do Android, era de se esperar que o desenho contivesse zumbis. Jack Larson trabalhou muito tempo com cadáveres, em necrotérios (alguém tem que fazer isto, não é?). Como ele mesmo diz:

"I have seen so many dead bodies working as a body transporter or embalmer or crime scene responder. I’ve come across so many cadavers at various stages of decomposition. I’ve handled so many that drawing these things is very intuitive."



O da versão Jelly Bean.
O da versão Honeycomb.


No desenvolvimento de software é muito comum colocarem imagens, ou até mesmo jogos, escondidos em programas de computador. Quem não se lembra dos escondidos no Microsoft Word e Excel, com a paisagem lunar e com o nome das pessoas que trabalharam no projeto? São os chamados "Easter Eggs", ou Ovos de Páscoa. Tem este nome porque é comum na cultura da Europa e América do Norte os adultos esconderem os ovos de páscoa para as crianças procurarem. Eu mesmo participei desta brincadeira quando criança e era bem legal. Se quiserem ver onde mais há imagens e outras coisas escondidas, vejam a página www.eegs.com.

Enfim: por falta de conhecimento e cultura, basta aparecer um desenhinho diferente para que leigos e ignorantes* atribuam tudo ao diabo. Que existem coisas consagradas ao diabo, existem sim, mas devemos dar graças a Deus a tudo e consagrar a Ele.

(*) Antes que alguém fique ofendido: "ignorante" não é "burro". Ignorante é quem ignora (não conhece) alguma coisa. Eu, por exemplo, sou ignorante no que se refere a polímeros, e não me ofendo se assim me chamarem.

O verdadeiro Cristão é livre de superstições. Não é um aparelho de telefone, um filme, ou uma imagem em um supermercado que nos afasta de Deus (se fosse assim, os Cristãos teriam muita dificuldade de comprar qualquer coisa!). O que  afasta as pessoas de Deus é a ignorância, a falta de conhecimento de sua Palavra e da educação e cultura em geral. E vídeos como este só contribuem para rotular os Cristãos como sendo "crentes ignorantes".

Ignorantes nada: devemos buscar ser iguais ao apóstolo Paulo (“Imite a mim, pois eu imito a Cristo” - I Cor. 11: 1)

"Paulo era um homem culto, freqüentou uma escola em Jerusalém (a Escola de Gamaliel), tinha feito uma carreira no Templo (era Fariseu), onde foi sacerdote. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. No entanto, eram ungidos e cheios do Espírito Santo como ele havia sido. A língua materna de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico. Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo."



Tenho uma proposta bacana: já que estas pessoas são escravas de seus telefones, me proponho a comprá-los. Por um preço camarada, claro. Todos ganham: eu obtenho um aparelho bacana e eles ficam "livres".



E para todos os Cristãos: procurem gastar mais tempo lendo a Bíblia, trabalhando duro e estudando bastante. E quando acessarem a Internet, procurem coisas construtivas.

"Considere todas as coisas, mas retenha só o que é bom." - 1 I Tessalonicenses 5:21


Referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Microsoft_codenames
http://en.wikipedia.org/wiki/Android_version_history
http://en.wikipedia.org/wiki/Gingerbread_man
http://en.wikipedia.org/wiki/Easter_Eggs
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google%27s_hoaxes_and_easter_eggs
http://www.eegs.com
http://zombieart.blogspot.com.br/
http://www.examiner.com/article/interview-with-the-zombie-painter
A Bíblia

Um comentário:

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com