terça-feira, fevereiro 19, 2013

Impedindo o Windows de Reiniciar após as Atualizações Automáticas

Sabe aquele momento quando você mais precisa usar o computador, e o Windows decide que precisa re-iniciar o computador para terminar de instalar uma atualização?

E quando aquela mensagem "reiniciar agora?" aparece toda hora? E, pior: quando a mensagem não te dá a opção de re-iniciar "mais tarde" e o Windows simplesmente avisa que vai desligar o computador e você que se vire?


A famigerada mensagem que aparece nos piores momentos.



Bom, aqui está uma dica de como fazer o Windows parar de querer re-iniciar o computador naquele momento, para que você possa trabalhar em paz e re-iniciá-lo quando achar melhor.

A raiz da situação está no serviço "Atualizações Automáticas" do Windows, que fica em execução em segundo plano, "por baixo dos panos". É ele que quer re-iniciar o computador. A solução é simples: parar este serviço.

O procedimento é parecido no Windows 7 ou XP: precisa acessar o Gerenciamento do Computador e acessar a parte de Serviços. No XP clique com o botão direito em "Meu Computador" e selecione "Gerenciar", e embaixo à esquerda está a parte de Serviços.

Na lista de serviços, procure o bendito "Atualizações Automáticas". Clique com o botão direito nele, e selecione "Parar". O serviço será parado e não te incomodará mais até que o computador seja re-inicializado e a atualização do sistema concluída.


Acessando o gerenciamento de serviços do Windows e parando o serviço de Atualizações Automáticas.


O Gerenciamento do Computador requer privilégios de administrador do computador. Se não estiver logado como Administrador, então abra o Painel de Controle no Windows Explorer, selecione Ferramentas Administrativas, e clique com o botão direito em Serviços, e selecione Executar Como....  Entre com o nome e senha do administrador do sistema para acessar os serviços.

Acessando o gerenciamento de serviços com privilégios administrativos.


Para os que gostam de fuçar um pouco mais, existe um aplicativo gratuito chamado Serviwin (mais uma ferramenta muito útil e gratuita da NirSoft), que além de gerenciar os serviços, possui mais algumas ferramentas.




Usando esta dica você poderá continuar a usar o computador até o momento que você achar melhor re-iniciar o computador. Mas não deixe de re-iniciá-lo assim que puder.

Mais uma dica simples e indolor para ajudar as massas.










Um comentário:

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com