terça-feira, fevereiro 07, 2012

Usando o driver nativo do Windows para Bluetooth

Para usar diversos aplicativos e aparelhos com comunicação Bluetooth com o Windows, encontramos muita dificuldade, como por exemplo aplicativos do Android como o Win Remote e o Unified Remote. Estes são aplicativos com controles remotos para programas do Windows, como Media Player, Winamp, YouTube, Firefox, mouse e teclado, e muito mais.

Nada como sentar no sofá e controlar um filme no VLC pelo controle remoto. Ou estar longe do computador e controlar as músicas do Winamp.

Mencionei o Win Remote neste artigo aqui. Definitivamente, o WinRemote é bem melhor que o Unified Remote. E ainda por cima é gratuito.

O problema todo é a comunicação via Bluetooth entre o Android e o Windows: quando o Windows está usando drivers como o Toshiba e o Blue Soleil, a comunicação Bluetooth não funciona. Sem contar que os aplicativos para estes drivers são muito complicadinhos.

A solução:
  • usar o driver de Bluetooth nativo do Windows 
Os problemas:
  • o driver nativo do Windows não reconhece dispositivos Bluetooth como o Toshiba e o Blue Soleil
  • nem todos os Windows vem com o driver para Bluetooth
As soluções finais: o passo-a-passo abaixo descreve onde encontrar o driver para Bluetooth do Windows, e como fazê-lo reconhecer o dispositivo Bluetooth do seu computador. As dicas vem em parte deste site: http://www.shootingsoftware.com/Widcomm.htm.

 O que fazer:

Parte 1: pegar e instalar o driver do Bluetooth Stack para Windows. Onde? Aqui, onde coloquei pra vocês: http://www.4shared.com/dir/ZVIAvYuL/pub.html

Parte 2: remover o driver existente e fazer o Windows usar o driver do Windows (que foi pego no passo 1).

  1. No Gerenciador de Dispositivos, vá nas configurações do seu adaptador Bluetooth. Procure o ID de hardware dele. Copie a identificação. Veja as figuras abaixo.
  2. Procure o arquivo bth.inf, na pasta Windows\inf\. Este é o arquivo do driver nativo do Windows, que você acabou de instalar. Abra com um editor de texto.
  3. Edite o arquivo, e acrescente o seu dispositivo:
    1. Copie um código  já existente na lista
    2. Coloque um nome novo (e.g.: "Bluetooth do Fulano")
    3. Troque o código, colocando o código que você viu no Gerenciador de Dispositivos.
  4. No Gerenciador de Dispositivos, remova o dispositivo Bluetooth: botão direito nele, e "Desinstalar".
  5. Faça o Windows procurar novos dispositivos de hardware. Talvez o mais fácil seja desligar o Bluetooth e ligar novamente (num laptop, desligar o botão de WiFi/BT e ligar de novo). Ou se não, no próprio Gerenciador de Dispositivos, escolher a opção "Procurar hardware...".
  6. Quando o Windows encontrar o Bluetooth, não deixe ele usar o driver padrão: selecione a opção para escolher manualmente, e escolha o arquivo BTH.INF que você editou.
  7. Agora, com o código correto de seu hardware, o Windows vai achar que ele foi feito para o seu hardware e vai poder usá-lo.
  8. Termine a instalação, e pronto. Tudo funcionando bem.
Clique nas figuras abaixo para vê-las em tamanho maior.

Figura 1:  no lado esquerdo os dispositivos Bluetooth. Selecione seu adaptador, e na aba Detalhes está o código. No exemplo abaixo, o nome do dispositivo fui eu que criei quando instalei o driver do Windows. Veja a figura 2.



Figura 2: Editando o arquivo INF, criei um dispositivo com o meu nome, e com o ID de hardware que copiei conforme a figura 1.




Dúvidas? Me escreva.

Gostou? Siga o "site"): @fimdeabril / http://twitter.com/fimdeabril

Acha que pode ajudar alguém? Recomende.

2 comentários:

  1. Fim de Abril me ajude ai!

    Tenho um phone bluetooth da Knup modelo KP-311, utilizo o windows 7 ultimate 64bits, e o windows reconhece o dispositivo mas não acha o driver pra funcionar (são 3 drivers), então eu utilizo o Toshiba Stack Manager, mas ele só é free por 30 dias, depois pede para licenciar, mas quando tento licenciar ele não acha a página do site que o link manda.
    Consegui baixar de outros sites o manager e funcionou, mas já é a terceira vez que faço isso para usar este phone, queria saber se tem algum jeito de resolver isso, ou tenho que continuar reinstalando de 30 em 30 dias!
    Obrigado pela atenção!
    meu e-mail é: leandropinheironeto@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Faz muito tempo que precisei fazer isto, e com o Windows XP. Sinceramente eu não tenho idéia de o que fazer no Windows 7.

      Já procurou no site do fabricante do seu fone? Acho que seria a primeira idéia.

      Eu tenho/tinha um scanner da HP que simplesmente não tem driver para o Windows 7. Aliás: existe um, mas que é pago. Só que ele custa mais do que o scanner vale...

      Excluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com