segunda-feira, agosto 09, 2010

Sincronize tudo e todos com o Memotoo

Com a chegada de novos aparelhos e a obsolescência de outros, mudanças de sistemas operacionais, novas tecnologias, e redundância de serviços, me deparei com uma baita confusão: qual a melhor maneira de organizar minha agenda, notas, contatos e tarefas? E como manter tudo sincronizado entre diversos aparelhos? E como evitar a redundância de informações?

Vejam só o que eu tinha em mãos:
  • Palm TX (ainda o melhor no quesito PDA: calendário, contatos, etc)
  • Mozilla Thunderbird: meu preferido para o e-mail no computador
  • Google Calendar: o calendário é jóia, mas não quero usar o Google para tudo da minha vida
  • Celular Samsung Star GTS-5230: bonito, mas péssimo para calendário, notas e tarefas
  • Microsoft Outlook: para o trabalho
  • Palm Desktop: sincronia e backup das agendas
  • e-mail pessoal: mais uma coisa que não vou colocar no Google...
  • Perfil e contatos no Linkedin
E atualmente carregava o celular, um Nextel, e o Palm. Sem condições.

Bom, semana passada resolvi tudo isto. Mesmo. Está tudo (ou quase) em sincronia!

A dica é o Memotoo (www.memotoo.com), um serviço que concentra todas as informações, e faz a sincronia com os seus sistemas. A tela inicial de sincronia do calendário já dá uma boa dica do potencial.

O legal é que para cada coisa que você deseja sincronizar, ele lhe mostra cada passo:
  1. Selecione o aparelho ou software
  2. Selecione o que exatamente você quer sincronizar
  3. O Memotoo te mostra os endereços e as configurações, e opcionalmente um plug-in que deva ser instalado

Logo de inicio, experimentei sincronizar o Memotoo com o Thunderbird. Dito e feito, tudo sincronizado.

Mas, convenhamos, o calendário do Thunderbird (o Lightning no meu caso) não é nenhuma maravilha. Cheguei a tentar usar o Google Calendar com o Thunderbird (com a extensão Provider for Google Calendar), mas nunca funcionou direito. Já com o Memotoo funcionou perfeitamente:
  • No Memotoo, selecione quais calendários do Google você quer manter em sincronia com o Memotoo.
  • Opte por o Memotoo criar uma nova categoria com o nome do seu calendário Google (assim mantém-se as categorias separadas)
  • Se ainda quiser sincronizar também com o Thunderbird (Lightning), é só seguir os passos dados pelo Memotoo. No Thunderbird todas as categorias do Google e do Memotoo aparecem em um único calendário
Pronto: o que é acrescentado no Thunderbird aparece no Memotoo e no Google. E vice-versa.

Para o Thunderbird, algumas dicas que eu segui:
  • Exportar cada calendário para um arquivo ICS
  • Importar cada um em uma categoria no Memotoo
  • De volta ao Thunderbird, acrescentar o calendário do Memotoo como um novo calendário remoto
  • Eliminar os calendários antigos do Thunderbird

Mas o mais bacana para mim foi ver o Memotoo fazer a sincronia com o meu celular Samsung GTS-5230: tudo sincronizado!

A interface do GTS-5230 para contatos, agenda, etc é uma tristeza. Sem problemas: acesso o www.memotoo.com pelo navegador do celular, e encontro uma interface simples com todas as minhas informações.

Ontem à noite finalmente coloquei o Palm TX no circuito (o Palm OS ainda tem para mim os melhores aplicativos de calendário, contatos, etc). Primeiro tentei o plug-in recomendado, o Nexthaus. Decepção, pois o aplicativo aparece com problemas nos botões, e não conseguia sequer selecionar o que eu queria sincronizar. Tentei então outro plug-in, o Synthesis: perfeito. Interface limpa, tudo simples, e meu calendário está sincronizado!

Pois é, tenho agora em sincronia o Google Calendar, Thunderbird (Lightning), celular Samsung e Palm TX. Sem esforço.

Tudo isto é feito através do SyncML (Synchronization Markup Language), e dependendo do sistema algum aplicativo adicional (como os plug-ins que usam o sistema Funambol).

O Memotto fornece ainda mais:
  • Na aba de e-mails, acrescente uma ou mais contas de e-mail, para consultá-los ali mesmo
  • 500Mb de espaço de armazenamento de arquivos
  • Notas, tarefas, calendários, contatos
  • Busca por palavras-chave em todos os dados, inclusive e-mail
  • Importar / exportar de e para vários formatos
  • Sincronia com iPhone, iPad, Facebook, Linkedin, celularer Nokia, Samsung, LG, Mac OS, Evolution, Zimbra... e muito mais
O Memotoo.com possui uma versão gratuita, mas com limite de quantidade registros a sincronizar. A assinatura anual é cerca de R$30,00, mas o preço cai para assinaturas por maior período. Assinei por um ano, e em menos de uma semana já valeu a pena.

O Plug-in Synthesis para o Palm custa em torno de R$40 (versão standard - o suficiente para sincronizar com o Memotoo), mas paga-se apenas uma vez. Estou testando mas até agora está ótimo.

A interface do Memotoo é meio simples, então talvez alguns prefiram trabalhar no Google, Thunderbird, etc. Mas o importante é que a sincronia funciona perfeitamente: o que é editado em um aparece no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com