quarta-feira, agosto 18, 2010

Sincronizando o Calendário do Thunderbird com o do Google (e outros) através do Memotoo

OK, a uns dias atrás comentei sobre a maravilha que é o Memotoo para sincronizar tudo: Thunderbird, Palm, Google Calendar, telefone celular, Linkedin, etc. (obs: esqueça o Provider for Google Calendar - não é usado com o Memotoo)

Uma coisa que eu não havia gostado era que no Thunderbird todos os calendários do Memotoo e do Google apareciam como um único calendário misturado e da mesma cor. Muito ruim.

Mas hoje, por causa de um probleminha no Lightning no Thunderbird, resolvi recriar todos os calendários. Foi aí que percebi a solução: ao sincronizar calendários do Memotoo com o Thunderbird, há duas opções, uma é a chamada simplesmente de "Thunderbird" que usa um plug-in do Funambol, e a outra chamada de "Lightning iCal", que não usa plug-in nenhum.

No meu caso, selecionei a segunda opção. E ao invés de selecionar o calendário todo, selecionei apenas uma categoria. O endereço para acessar o calendário é alterado, e acrescentado o número da categoria!. Selecione o endereço em questão.


De volta ao Thunderbird, crie um novo calendário remoto, do tipo iCalendar. Coloque o endereço indicado pelo Memotoo, dê um nome e cor, e pronto: eis um novo calendário igual a um dos que está no Memotoo e também no Google Calendar! Incluindo as tarefas (*)! Sem precisar instalar plug-ins no Thunderbird.

Repita para os outros calendários que deseja acrescentar.

Agora fica bem mais fácil sincronizar os calendários, podendo trabalhar naquele que estiver à mão no momento, ou aquele que preferir.

(*) As tarefas no Google Calendar não sincronizam com outros sistemas, pois parece que usam outro formato. Mas para todos os outros sistemas que testei, sincronizam sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com