sexta-feira, junho 24, 2011

Do Palm para o Android (1): aplicativos do Android que substituem os do Palm

Pela primeira vez em anos deixo meu Palm TX em casa. E agora tive até que procurá-lo para escrever este artigo. Já queria trocar o Palm por algo mais novo, com tela melhor, mas a gota d'água foi quando vi que o Palm simplesmente não enxerga o roteador Wi-Fi novo que há no trabalho.

Acabei escolhendo o Android por ser o sistema mais parecido com o PalmOS em termos de flexibilidade e quantidade de programas. Mas não foi tão simples assim. Nem todos os programas que eu usava no Palm tinham similares no Android. Mas tenho o hábito de testar literalmente centenas de programas até encontrar o que realmente quero, e desta vez não foi diferente.

Vamos diretamente ao ponto: quais programas eu usava muito no Palm e quais os bons programas que encontrei para o Android. Coloco aqui o programa do Palm, seguido dos similares para Android.

  • AstroInfo: nem precisa pensar muito. Vá direto ao Google Sky Map 
  • BellTime: um ótimo alarme é o Alarm Clock XTreme. Porém este não tem como repetir em intervalos de hora...
  • Palm Bible Plus: definitivamente um dos melhores aplicativos para o Palm. Para o Android encontrei o incrível CadreBible, que tem tantas opções que nem cabem aqui. O único porém é que não há como criar e importar suas próprias versões de Bíblia. Mas pelo menos há uma versão em Português. Em segundo lugar, fica o MySword Bible, muito bom também.
  • Calculadora científica:o RealCalc é ótimo e gratuito, mas há diversas outras.
  • Contatos: o aplicativo nativo do Android é muito fraco, mas temos três ótimas opções gratuitas:
    • Hozom Phonebook: Pequeno e rápido, agenda, discador, "lista negra", ótimo gerenciador de grupos, e ótimo para SMS. Atribui toques a um grupo. Opção para sincronizar contatos com o site deles.
    • GO Contacts: Muito bom e flexível. Agenda, discador, gerenciador de grupos. Contras: aplicativo maior (~2Mb), e não atribui toques a um grupo (precisa outro aplicativo). Não tem SMS (há o GO SMS, que é muito bom mas mais de 2Mb de tamanho).
    • AContact: Muito bom e rápido e com plugins diversos. Interface bem agradável. Atribui toques a grupos. Só não fiquei com este porque o Hozom também tem SMS.
  •  Cotações de moedas e conversor de unidades: o aplicativo Convert Pad reune tudo isto em um só lugar. Atualizações de cotações de moedas podem ser feitas online. Muitas funcionalidades.
  • Pilot-DB: Este é um dos aplicativos que eu mais usava. Tinha listas de afazeres, glossários, tabelas com cálculos, listas de senhas, registro de despesas, registro de horas de trabalho... Realmente excelente. Infelizmente para o Android não encontrei um igual. O melhor e mais parecido é o Memento Database, mas que peca por não mostrar os dados em forma tabular. Para quem usava o HandBase vou logo avisando: a versão para Android é (1) bem inferior (segundo os próprios criadores) e (2) não tem versão de testes (paga-se R$15 "no escuro"). Há outras opções para o Android, como o SailForms, que não achei tão bom apesar de a idéia ser boa.
  • HandyShopper: o melhor aplicativo que já usei para listas de compras, listas de tarefas e lista de viagem. Tem apenas uma versão à altura para Android, o ToMarket, que faz praticamente tudo. Pode-se exportar do HandyShopper e importar no ToMarket, uma grande ajuda. Pode-se enviar a lista de itens necessários por SMS (muito prático). O aplicativo às vezes fica meio devagar, mas funciona bem e ajuda muito.A versão gratuita permite até 50 itens por lista, mas a versão paga custa muito pouco.
  • Holiday Debts: pequeno e muito prático. Você viaja com os amigos, passando por países com diferentes moedas. Um paga uma conta, outro paga outra... Um come mais, outro menos... No final, quem deve quanto a quem? Para o Android, o melhor aplicativo que encontrei à altura deste é o Buddy Count. Suporta diferentes moedas, grupos, etc. Há vários outros, mas este reúne várias funções. Só a interface que poderia mudar de cor.
  • Leitores de documentos: para substituir aplicativos como o Palm Fiction, Plucker, PalmPDF, encontrei uma ótima seleção:
    • PDF: não procure mais do que o ezPDF Reader. Muito bom. Incrivelmente, se o PDF for uma imagem digitalizada, ele reconhece o texto (OCR) para a visualização reflow. Ou você pode ler como imagem mesmo. Realmente impressionante. Meio devagar com arquivos pesados, mas muito bom.
    • Outros formatos: O melhor até o momento é o Moon Reader. Lê arquivos txt, html, epub, umd, fb2, chm, zip ou OPDS. Apenas os arquivos CHM que ficam muito mal renderizados, mas é um excelente leitor e vale a pena tê-lo. Para os arquivos CHM, recomendo o abaixo.
    • CHM: como o Moon Reader não renderiza bem os arquivos CHM, a ótima opção é o iReader, que renderiza os arquivos muitíssimo bem.
  • e-Mail: o K-9 Mail é excelente. Uso com conta IMAP sem problemas. Muito configurável.
  • Aplicativos para senhas: no Palm utilizava apenas o YAPS. Para o Android há algumas opções.
    1. KeePassDroid: lê e edita senhas de arquivos do KeePass, o melhor aplicativo para senhas para o PC. Melhor ainda: se você gravar seu arquivo do KeePass numa conta do Dropbox, pode acessá-los no Android com o Dropbox para Android. Assim você acessa e edita o mesmo arquivo tanto no PC como no Android e fica tudo em sincronia.
    2. O mencionado Memento Database também pode ser utilizado para armazenar senhas.

  • Sincronização de Dados: o Android tem alguns bugs quanto a sincronização de calendários. Eventos são duplicados (e triplicados, quadruplicados...), são deslocados para outro dia... É um problema do Android (pelo menos no 2.1). Um aplicativo que uso no Palm e agora no Android é o Synthesis. Funciona muito bem. Porém este é um longo capítulo que necessita de uma postagem especial, que espero fazer em breve. Dêem uma olhada também no Memotoo, excelente sistema para sincronizar contatos, agenda (calendário), notas, favoritos, etc. entre seu Android, PC, Palm, telefone, Thunderbird, Outlook, etc.
  • Leitor de Notícias: o mencionado Plucker é um excelente leitor de documentos e notícias para o Palm. Ainda mais em conjunto com o pdaConverter (converter documentos) e com o SunriseXP (atualizar e converter notícias e sites). Para ler notícias no Android há muitas opções, das quais recomendo:
    • Pulse News:  interface muito boa e agradável. Integra com seus canais do Google reader. Atualizações via Wi-Fi para ler offline. Integração com Facebook. Modo noturno automático (muda para tema escuro automaticamente). Envia artigos para ReadItLater (mas não pega dele). Contras: não tenta pegar o artigo completo de uma notícia RSS. Não integra com o Twitter na versão Android (mas permite "pegar" os posts to Twitter via RSS).
    • NewsRob Reader: Rápido. Integra com Google Reader. Prós: esperto, ele segue o link das notícias RSS e na maioria das vezes pega o artigo completo. Também pode pegar os dados via WiFi e armazenar para ler offline. Contras: interface não é muito agradável e não possui modo noturno.
    • World Newspapers: impressionante aplicativo, busca e lê jornais do mundo inteiro. Incrível quantidade de jornais e revistas do Brasil. Procure por país, assunto, continente, revistas, jornais, etc. Lê notícias RSS. O aplicativo lê a versão online dos jornais e revistas. Envia para o ReadItLater. O único contra: não há como agendar para ele buscar e armazenar automaticamente as notícias. Você tem que ler online, e selecionar os artigos que quiser armazenar ou enviar para o ReadItLater.
    • ReadItLater:  versão para Android do ReadItLater, sistema em que você armazena páginas da Internet para ler posteriormente. O ReadItLater opcionalmente formata os sites e artigos em um formato melhor para ler (sem imagens, fonte maior e mais legível, etc). Com o ReadItLater para Android você tem acesso a todos os artigos que gravou no navegador no PC, ou nos aplicativos mencionados acima. Ótima opção para eliminar o conteúdo desnecessário de um site e se concentrar apenas no artigo.
 Por enquanto estas são as dicas para quem está indo do Palm para o Android. Há mais a falar, mas para esta postagem já é o suficiente.

6 comentários:

  1. Prezado Michael,
    As dicas foram excelenntes, obrigado.
    Uso o Palm há mais de 10 anos, desde o P100 até o T-3...
    Claro que passei a usar o Garnet no N900 e agora busco alguma solução para ler os arquivos no Android 2.3.4.
    Tem alguma sugestão?
    Grato,
    Juliano

    ResponderExcluir
  2. Juliano, depende de qual tipo de arquivos que está falando. Mas algumas dicas:

    PDF: ezPDF (disparado, o melhor)

    Word, Excel, Powerpoint: Kingsoft Office, Documents to Go. (o Olive Office é muito ruinzinho...)

    CHM: iReader, CHM Reader

    HTML: iReader, Dolphin Browser

    ePub: iReader


    Me envie um e-mail: fimdeabril arroba mailnull.com

    ResponderExcluir
  3. o programa de bíblia MYSWORD é infinitamente melhor que o cadrebible pois além de já ter 16 versões em português disponíveis pra ele (vc precisa pesquisar pra baixar) ele ainda possibilita importar novas versões e o sistema de esboços com hiperlinks para os textos da bíblia é perfeito! sem falar dos níveis de personalização nativas do programa e também com a possibilidade de inserir códigos CSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natan, usei o MySword um tempão e quase comprei a versão Pro, mas não me adaptei a algumas coisas, particularmente a cara de HTML. Porém eu não estava ciente da possibilidade de uso de CSS. O MySword tem mais versões da Bíblia sim, tanto que eu passei ao desenvolvedor a NVI que eu tinha para o Palm Bible Plus do Palm (a primeira conversão para o Palm Bible+ eu fiz a partir da versão de domínio público, mas por falta de tempo passei as instruções para o Sandro Nascimento, que fez uma porção de conversões).

      Às vezes achava o Cadre lento quando alternava entre aplicativos, e acabei passando para o novo And Bible. Este é novo, está cru ainda, mas a leitura é suave à beça e tenho gostado de ler nele.

      Obrigado pela opinião e dicas.

      Abraços,

      Michael

      Excluir
  4. Qualquer coisa existe um emulador de palm para android que é o style tap

    ResponderExcluir
  5. A-ha... bacana. Bom saber. Acho que nunca vou usá-lo, mas é interessante saber.

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com