sábado, fevereiro 20, 2010

LiberKey: Conjunto de Aplicativos Portáteis

Talvez você tenha ouvido falar de aplicativos "portáteis", isto é, programas que não requerem instalação - podem ser executados diretamente de um pendrive USB, por exemplo. A grande vantagem é carregar no seu pendrive programas que você usa, e usar em computadores de terceiros, como no trabalho, numa loja de acesso à Internet, etc. Ou simplesmente evitar a instalação de programas no Windows (que enchem o registro, colocam arquivos em lugares esquisitos, e deixam "sujeira" mesmo quando desinstalados).

E talvez tenha ouvido falar de conjuntos de aplicativos portáteis, organizados em menus, etc., como o PortableApps.

Bom, cheguei a ver diversos conjuntos destes, inclusive o Portable Apps. Mas assim que descobri o LiberKey, não quis saber de mais nada.

Assim como o Portable Apps, LiberKey organiza os programas em categorias, e os disponibiliza em um menu flutuante, ou acessível em um botão na bandeja. Até aí nada de mais.

A diferença começa na organização do sistema: você pode acrescentar e atualizar programas diretamente no LiberKey. Ele compara o quê está no seu LiberKey com o que está no site, abre uma página personalizada indicando o que há de novo. Você seleciona o que quer, e ele atualiza tudo. E se você não quer saber de um programa, basta optar para ignorar suas atualizações, ou até mesmo removê-lo do seu LiberKey.

Para começar, vá para www.liberkey.com e faça o download de uma das versões, Ultimate, Standard ou Basic. A versão Ultimate tem 168 programas, e a Basic 24. Mas há muito mais programas do que os 168 da versão Ultimate: acionando a ferramenta para atualizar/acrescentar programas, a lista customizada mostra muitos programas que não estão em nenhuma das versões.

E aquele aplicativo que você sempre usa, mas que não está no LiberKey? Sem problemas: você copia ele para a pasta "My Softwares", e pronto, ele passa a estar disponível no menu. E você pode sugerir que ele seja parte do LiberKey, postando uma mensagem no forum de discussão.

Documentos? Sem problemas: você pode colocar documentos em uma pasta também. Aliás, você pode acrescentar suas próprias pastas.

A gama de programas do LiberKey é tão vasta (veja a imagem ao lado ou visite o site deles), que descobri nele cerca de 80% dos programa que eu já usava: Inkscape, GIMP, HTTRack, PSPad, IrfanView, Open Office, VLC Media Player, CDex, Firefox, Thunderbird e muito mais.

Além dos programas, há funçoes do LiberKey como fazer cópia de segurança das configurações de alguns dos programas (feito automaticamente), associar / desassociar arquivos aos programas do LiberKey, e muito mais.

A grande vantagem é a portabilidade. Eu por exemplo, carrego uma cópia no laptop e outra fica no desktop. E de vez em quando sincronizo as duas cópias. E a outra grande vantagem é ter menos programas instalados no Windows, que significa um sistema mais limpo e estável.

Aos poucos vou publicar aqui alguma coisa sobre os programas que eu uso e que fazem parte do LiberKey.

Ah, sim: tudo gratuito. Tanto os programas, como o LiberKey. www.liberkey.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com