segunda-feira, outubro 03, 2011

Win Remote: Use o seu Android como Controle Remoto

Outro dia estava vendo um filme no computador, mas sentado no sofá. Se quisesse parar o vídeo ou fazer qualquer outra coisa no computador, teria que levantar e ir até a mesa (não, não tenho teclado ou mouse sem fio, e não iria comprar um apenas para isto).

E, antes disto, estava dando um curso mas não possuia controle sem fio para o Power Point e pensei "será que não poderia fazer isto pelo meu telefone?".

Mas esta semana testei e aprovei o Win Remote, aplicativo gratuito que transforma seu aparelho Android em um prático controle remoto. Não estamos falando de um VNC, mas sim de algo como um controle remoto de televisão, com botões etc. para executar tarefas no computador.

Como funciona, em simples passos:
  • Instale o Win Remote no Android
  • Instale o servidor Win Remote no seu computador (download aqui - eu prefiro a opção em arquivo ZIP, sem instalação) e execute-o
  • Se quiser, habilite a opção Bluetooth - veja abaixo
  • No Android execute o Win Remote. Configure-o para procurar os servidores e ele procurará pelo WiFi e pelo Bluetooth.
  • Selecione o servidor desejado
  • Selecione o controle remoto desejado (há muitos controles a escolher), e pronto!
O controle mais básico contém mouse, teclado, teclado numérico, teclas especiais, etc. Mas há controles específicos para VLC, Winamp, Windows Media Player, Firefox, Power Point, etc.

Por exemplo: ao ver um filme no VLC, abre-se o controle específico para o VLC, que contém botões tal qual um vídeo cassete para alterar o volume, pause/play, avançar/retroceder, etc. Para o Power Point, há uma área para o ponteiro e botões para avançar, retroceder, etc. E por aí vai.

Dicas importantes (de quem já experimentou e encontrou as soluções: eu):
  1. Lembre de ligar o WiFi ou Bluetooth no seu aparelho Android. E o WiFi deve estar conectado à mesma rede do computador;
  2. No computador, libere no firewall do Windows o acesso do servidor Win Remote;
  3. A opção do Bluetooth é ótima para o caso de seu computador não estar em rede (no caso de uma apresentação em algum lugar).
  4. Os controles do Win Remote apresentam várias janelas. Por exemplo, para usar o mouse você deve abrir o controle de teclado, e arrastá-lo para a direita ou esquerda para acessar o controle de mouse e outras teclas

Usando com Bluetooth: o que fazer quando não funciona

Pode ser que ao tentar usar o controle via Bluetooth, pode-ser que o Win Remote acuse que a conexão foi recusada pelo computador, mesmo que o aparelho Android e o computador tenham sido conectados e estejam "em par" (paired) um com o outro. Isto acontece quando o Bluetooth do computador está usando um driver como o da Toshiba, Blue Soleil, dentre outros.

O mesmo sintoma acontece com outro controle remoto para Android, o Unified Remote (que é pago e que eu não gostei muito).

A solução é remover o driver de Bluetooth, e fazer com que o Windows use o driver nativo do próprio Windows. Mas há um truque para isto que não tenho tempo para explicar agora. Se você estiver com este problema, me avise que eu explico.

Abraços!

11 comentários:

  1. cara, eu instalei tudo direitinho, o WINDOWS REMOTE SERVICE tbm, o "WRS" acusa o bluetooth direitinho, ate o endereço e encontra normalmente o meu celular pelo "WRS" mas no WIN REMOTE no galaxy, eu conecto, diz que ta conectado, mas nao consigo usar o DESKTOP e nenhuma função ou programa do meu pc PELO meu galaxy, pelo win remote. se poder me ajudar ae, sera de grande ajuda!
    Bom Fim de ano!
    Obrigado pela atenção e Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Feh Dias, me envie um email (endereço no topo da página)

    ResponderExcluir
  3. Um vídeo no youtube seria de grande valia!

    Boa dica, mas mesmo assim não consegui fazer funcionar.

    Beijão

    deboracibely@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Débora, sem tempo algum, mas quando puder eu faço um vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Amigo ensina ai a usar o bluetooth do celular, aqui minha wifi não chega no quarto. To quebrando a cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o problema é o driver do dispositivo Bluetooth (Toshiba, Blue Soleil, etc), que não funciona direito. Mas o driver do Windows funciona bem, porém teoricamente não serve para os outros dispositivos. Teoricamente, pois na verdade funciona, e temos que convencer o Windows disto.

      O truque é pegar o driver do Windows, alterar o arquivo INF para que ele contenha um dispositivo com o mesmo código do teu dispositivo, para que o Windows ache que este driver serve para o seu dispositivo e aceite instalá-lo para ele.

      O passo-a-passo está aqui: http://www.shootingsoftware.com/Widcomm.htm

      Excluir
  6. Fiz tudo certo nao deu certo :/

    email vitorfranca.v2@gmail.com me ajuda ai pf!

    Vlw

    ResponderExcluir
  7. nao estou conseguindo baixar o "WRS" no meu pc... por favor deixe um comentário com o link -Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não está conseguindo? Basta ir à página do desenvolvedor, procure o item "Downloads" (em cima, à direita da página), e o primeiro item da lista é o "Windows Remote Service" (WRS). E no lado esquerdo da página estão os atalhos para fazer o download. Há um atalho para fazer o download do aplicativo como instalador do Windows (primeira opção) e outra para o formato ZIP.

      Escolha se prefere o instalador, ou se prefere apenas descompactar do arquivo ZIP. Execute o aplicativo, e o servidor estará em funcionamento. No Android, configure o aplicativo para encontrar o servidor que está sendo executado no seu computador. O mais fácil é se ambos estiverem na mesma rede (o Android pelo WiFi). Dá para fazer por Bluetooth também, mas os drivers da maioria dos laptops não funcionam - tem que ser o driver nativo do Windows. É mais complicado, mas é ótimo para quando o computador e o Android não estão em rede.

      Excluir
    2. E se precisar me enviar um e-mail, preencha o formulário clicando no atalho que está na parte superior direita desta página.

      Boa sorte.

      Excluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com