Faz duas semanas finalmente "rooteei" (apliquei o "root") no meu XPeria X8. Mas, primeiro vamos tentar entender uma coisa: tudo bem um fabricante de telefones colocar seus aplicativos de demontração no aparelho. Mas se os aplicativos são demonstrativos e de uso limitado, então que ao menos dêem ao usuário a opção de removê-los, e liberar espaço precioso para instalação de outros aplicativos. Por exemplo, só o Wisepilot (uso limitado) ocupa mais de 9Mb (!) no aparelho! Enquanto a grande maioria dos aplicativos que uso ocupa cerca de 1Mb ou menos, então só com a retirada do Wisepilot poderia instalar outros nove aplicativos!
Enfim, o principal motivo pelo qual optei por aplicar o root no meu X8 foi justamente obter mais espaço de armazenamento. Foi bem fácil, mas há alguns detalhes que se você ler abaixo irão te ajudar a evitar perdas de tempo.
Mas o quê significa "root"? "Root", ou "SuperUser" ("raíz" ou "superusuário") é, em sistemas baseados no Unix (como o Linux, no qual o Android é baseado), um usuário especial com poderes administrativos. Ao aplicar o "root" num aparelho Android, na verdade o que obtemos é acesso "root", isto é, de super-usuário. E assim podemos acessar partes do sistema bloqueadas para o usuário comum. E assim também podemos remover os aplicativos indesejados...
Bom, não vou ilustrar o passo-a-passo todo aqui, pois já há existem tutoriais completos como estes excelentes:
Mas coloco aqui alguns comentários sobre cada um dos passos.
Você vai precisar de:
- Microsoft Windows
- Drivers para o celular, para o Windows
- SuperOneClick, para aplicar o root: http://shortfuse.org/
- AnTek App Manager, para gerenciar aplicativos, incluindo os do sistema, ou o Titanium Backup
Passo 1: Verifique se o SuperOneClick funciona com o seu aparelho
Ele funciona com a grande maioria dos aparelhos, mas há algumas poucas exceções. Você pode verificar se o seu aparelho é incompatível dando uma pesquisada nos links acima.
Passo 2: Download dos drivers para o Windows
Você deverá ter os drivers do se aparelho de celular instalados no Windows. Os drivers do X8 estão disponíveis aqui na página da SonyEricsson: . Drivers de outros modelos da SonyEricsson podem ser encontrados aqui. E usuários de outros aparelhos deverão obter os drivers. Procure os no Google ("ADB Drivers [seu aparelho]")
Passo 3: Instalação dos drivers no Windows
No meu caso, fiz o download dos drivers pelo link acima. Descompactei o arquivo ZIP, e ao conectar o aparelho no computador o Windows solicitou os drivers. Indiquei a pasta onde extrai os drivers, e o Windows os instalou. Simples.
Passo 4: Pegue o SuperOneClick na página do autor
Em http://shortfuse.org/. A versão que eu utilizei é a 2.1.1. Descompacte o arquivo ZIP em uma pasta.
Passo 5: Configure o seu aparelho para o modo de Depuração USB
Ou modo "USB Debug". Vá em Configurações / Aplicativos / Desenvolvimento e ative o item "Depuração USB".
Passo 6: Conecte o telefone ao computador pelo cabo USB
No aparelho, ative a opção "Carregar Telefone".
Passo 7: NÃO monte o cartão de memória como drive do Windows!
Quando digo "montar", significa conectar o cartão ao Windows e lhe atribuir uma letra, aparecendo como um drive. Não queremos isto agora. Se o cartão foi montado, então na barra de avisos do telefone procure o ícone com o símbolo de USB, e selecione a opção para NÃO montar.
Passo 8: Abra o SuperOneClick, e clique no botão "Root"
Aguarde. Vai levar uns 5 minutos. O SuperOneClick confirma se o Root foi aplicado.
NOTA: No caso do XPeria X8, o processo do SuperOneClick parou no item #6, e tentou novamente reconectar o telefone. Se isto acontecer com o seu aparelho, cancele o processo, retire o cartão de memória do telefone, e aperte novamente o botão "Root" no SuperOneClick.
Pronto. O root deve ter sido aplicado. E agora aparece na lista de aplicativos do seu aparelho um aplicativo de nome SuperUser e ícone similar a este:
Este aplicativo gerencia quais aplicativos podem acessar o sistema como SuperUser (Root). Quando um aplicativo tenta acessar funções de root, este aplicativo SuperUser intercepta-o. Caso ele não esteja na lista de aplicativos permitidos, você será perguntado. E caso você dê permissão, o aplicativo passa a fazer parte da lista de aplicativos permitidos.
![]() |
Add caption |
Usando o xRecovery Para Fazer Uma Cópia Completa de Segurança do Aparelho
Este é um passo fundamental para evitar dores de cabeça mais tarde. Mas vou ter que cobrí-lo em outro momento. Enquanto isto, siga estas dicas:
- Siga este link sobre o xRecovery para o XPeria X10 e X8
- Use apenas a versão 0.1. As versões 0.2 e 0.3 não funcionam
- Assim que fizer o root do seu aparelho, instale o xRecovery e faça um backup completo do aparelho, para o caso de ter que restaurá-lo depois.
Apagando Arquivos Indesejados
Pode-se usar tanto o Titanium Backup como o AntTek App Manager (e há outros aplicativos similares no Android Market). A versão gratuita do Titanium só não permite "congelar" aplicativos e guarda apenas uma versão de aplicativos desinstalados, mas é realmente um programa para backup, enquanto que o AntTek permite congelar aplicativos mas é um gerenciador de aplicativos e não um aplicativo para backups.
Instale um dos dois a partir dos links indicado acima. Ao abrir o aplicativo, o SuperUser o interceptará e você deverá então autorizar que acesse funções de root. Permita.
Na interface abra a lista de aplicativos. Selecione um aplicativo que deseja remover (e.g.: Wisepilot). Haverá quatro opções:
- Freeze: "Congelar" um aplicativo. Isto o torna invisível ao sistema. É como se estivesse desinstalado, não aparece e nem utiliza o processador, mas permanece no aparelho. Antes de tentar remover um aplicativo do sistema, primeiro aplique a opção Freeze, e teste bem o aparelho por um tempo, verificando se tudo funciona. Pois há aplicativos do sistema que não podem ser removidos, pois podem fazê-lo parar de funcionar! Por exemplo, o GoogleTalk precisa estar instalado para que o Android Market funcione. Uma vez congelado um aplicativo, ele pode ser descongelado com a opção "Un-Freeze" (ou "Thaw, ou "Defrost").
- Backup: antes de remover um aplicativo, SEMPRE faça um backup. Os backups são feitos no cartão de memória.
- Uninstall: agora sim, remover o aplicativo.
- Restore: restaurar um aplicativo que você se arrependeu de ter removido.
ATENÇÃO: NÃO tente congelar o aplicativo Orkut. Seu congelamento causará "Force Close" seguidos e será difícil acessar o aparelho.
Aplicativos do XPeria X8 que Podem ser Removidos com Segurança:
Veja uma lista mais atualizada aqui:
Um resumo de o que PODE ser removido:
- Jogos (Prince of Persia, Crazypenguin, Towerbloxx, etc)
- Guia do Usuário
- Roadsync
- TimeScape
- Wisepilot
- TrackID
- PlayNow (appinstaller, client, etc)
E um resumo do que NÃO PODE SER REMOVIDO
- GMmail
- GTalk (necessário para o funcionamento do Market)
- Market
- Customizedsettings
- Omadatasyncservic
Para os aparelhos Brasileiros:
Tentei congelar o Orkut (os dois que aparecem), mas assim que o congelei um outro processo passou a dar Force Close constante, e o aparelho não podia ser usado. Sorte que entre uma mensagem de Force Close e outra, acabei conseguindo descongelar o Orkut.
Não tentei remover aplicativos de minha operadora, pois quase não ocupam espaço, e não justifica arriscar.
Verificando se a remoção de um aplicativo liberou mais espaço de armazenamento (e como liberar o espaço)
Se um aplicativo for removido manualmente, principalmente apagando-se o arquivo APK, não necessariamente o sistema liberará espaço de armazenamento. Isto porque as informações dos aplicativos são armazenados em um cache, e se apagamos o aplicativo manualmente, o cache do aplicativo continua ocupando espaço, pois não foi removido pelo sistema.
Verifique quanto espaço livre há de armazenamento interno, através do menu Configurações / Cartão SD e Armazenamento:
Se o espaço disponível não aumentou, precisamos também enviar um cache especial, o Dalvik Cache. Este cache é como se fosse uma máquina virtual, que serve de base para os aplicativos do seu Android serem executados, tornando sua execução mais rápida. Você pode fazer isto de duas maneiras:
- Manual: usando um gerenciador de arquivos com acesso root (como o Root Explorer, AntTek Explorer, Super Manager...), acesse a pasta \data\dalvik-cache. Você pode apagar todos os arquivos desta pasta, e re-iniciar o aparelho imediatamente. Quando o aparelho for re-iniciado, o Android irá gerar novamente este cache para os aplicativos existentes, mas obviamente não o gerará para os que foram removidos. O aparelho vai demorar mais a iniciar, enquanto gera o cache, mas isto é normal
- Através de um programa: quando tiver instalado um programa como o Link2SD (veja abaixo), nele há uma ferramente para limpar este cache.
Dicas Finais para Aplicar o Root
- Faça. Vale muito a pena.
- Lembre de ter os drivers do seu aparelho instalado no computador antes de iniciar o processo
- Se necessário, retire o cartão de memória do aparelho para que o SuperOneClick funcione.
- Remova aplicativos de sistema com cautela, seguindo a lista acima e os links indicados. Se for usar o Link2SD (vide abaixo), nem precisa muito se preocupar em retirá-los.
- Assim que aplicar o root
O Link2SD é um achado. É um aplicativo que move aplicativos para o cartão de memória, e que muitos dizem achar melhor que o App2SD do Android 2.2+.
Desde que eu o descobri, tenho bastante espaço sobrando na armazenagem interna (> 50Mb), e muitos aplicativos que eu jamais sonhava em instalar estão funcionando perfeitamente, instalados no cartão de
memória.
Não tenho tempo de cobrir os passos aqui, mas aqui há um ótimo passo-a-passo.
Depois, quando tiver tempo, resumo aqui.